27/09/2012

Aumenta disputa nas câmaras do ES


Por Luiz Fernando Brumana
Dados do TSE revelam que, dos 78 municípios do Estado, 72 tiveram crescimento no número de candidatos às vagas dos legislativos

O número de candidatos para as câmaras municipais de todo o Estado aumentou em comparação à eleição de 2008. Dos 78 legislativos, 72 deles tiveram crescimento de concorrentes, segundo informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Atrativos não faltam. Afinal, a função conta com aumentos salariais acima da inflação, benefícios, como cota de gabinete, e, este ano, há mais vagas a serem disputadas.
São 9.248 candidatos — contra 6.388 há quatro anos — que estão atrás de uma das 840 cadeiras dos 78 legislativos municipais. Ou seja, houve um aumento de 44,77% no número de concorrentes.

Os eleitores de Aracruz, no Norte do Estado, é que vão se deparar, no dia 7 de outubro, com o maior aumento de opções nas urnas. Lá, o crescimento do número de candidatos atingiu 181,71%. Eram 82 candidatos em 2008, e hoje são 231. A Câmara Municipal foi alvo de diversas denúncias de corrupção nos últimos meses e vários vereadores foram afastados. Para o presidente da Comissão de Combate à Corrupção e à Impunidade da seccional capixaba da Ordem de Advogados do Brasil (OAB-ES), Délio Prates, isso também influencia na concorrência.
“As pessoas querem consertar o processo que houve em Aracruz. É um indício que a cidade está reagindo”, explicou.

Na sequência, vem Barra de São Francisco, com 133,87% de aumento (de 62 para 145 candidatos).

A Serra aparece em terceiro. Eram 234 concorrentes em 2008 e, este ano, são 537, um aumento de 129,49%. A disputa serrana também é mais acirrada no critério candidato/vaga. São 23 pessoas para cada uma das 23 cadeiras. Os vereadores de lá também terão o maior aumento salarial, de R$ 5,7 mil para R$ 9,2 mil em 2013.
(click na imagem para uma visualização melhor)


REDUÇÃO SÓ EM SEIS LEGISLATIVOS
Na contramão da maioria dos 78 municípios capixabas, seis deles contam com menos candidatos este ano do que na disputa de 2008.
Ou seja, o eleitor terá menos opções na escolha de quem atuará como seus representantes.
São eles: Afonso Cláudio, Jerônimo Monteiro, Itarana, Conceição da Barra, Jaguaré e Divino de São Lourenço.
Afonso Cláudio está liderando o ranking. O município contava com 90 candidatos há quatro anos e hoje são apenas 56, uma redução de 37,78%. O número de cadeiras no Legislativo não aumentou — são nove — e a relação candidato/vaga para este ano ficou em 6,2.
Jerônimo Monteiro teve uma redução de 24,64% em comparação a 2008. Eram 69 candidatos e, para este pleito, são 52.
No critério menor disputa por vaga entre aqueles que tiveram diminuição dos candidatos está Itarana. No município, para cada uma das nove vagas, há cerca de cinco concorrentes. Ao todo, são 48 candidatos na disputa, 11 a menos que no último pleito municipal.
Divino de São Lourenço teve dois candidatos a menos do que 2008.



Produtores rurais de Aracruz têm até esta sexta (28) para desocuparem propriedades indígenas

Dag Vulpi: Produtores rurais de Aracruz têm até esta sexta (280 para desocuparem propriedades indigenas...: Nove produtores rurais de Aracruz têm até esta sexta (28) para desocuparem propriedades localizadas na Rodovia ES-257. O prazo foi de...

Dag Vulpi: Sudeste é onde Dilma tem menor popularidade

Dag Vulpi: Sudeste é onde Dilma tem menor popularidade: A nova pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) feita pelo instituto Ibope e divulgado no final da manhã desta quarta-feira, ...

Mensagem do Autor

Visualizações

Recomende o meu blog - Dag