|
BALANCE CAPIXABA 23/04/2012
Casagrande destaca importância do ensino técnico ao inaugurar Ifes
VITÓRIA - O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) realizou, na manhã desta segunda-feira (23), a solenidade de entrega das instalações do campus Vila Velha, no bairro Soteco, com a participação do governador Renato Casagrande e do vice-governador Givaldo Vieira.
O governador destacou que o Ifes, com esta nova unidade, passou de seis unidades existentes para quase 20 campi, contando com os dois campi da nova expansão.
O governador falou ainda que com o fim iminente do Fundap, as diretrizes do Governo são os investimentos em infraestrutura e em educação, para gerar oportunidades.
>>>Leia mais
Senador tem esperança de aprovar transição para o Fundap
O senador Luiz Henrique (PMDB-SC) apresenta Emenda nesta terça (24) na sessão do plenário criando um período de transição de quatro anos (até 2016) para que Estados como SC, ES e GO tenham tempo para se adequar à aplicação da alíquota única de 4% do ICMS sobre os produtos importados.
O substitutivo ao Projeto de Resolução 72/2010 prevê a entrada em vigor do imposto já em janeiro de 2013.A emenda do senador catarinense escalona a alíquota até 2016, com a seguinte graduação: 10% no exercício de 2013; 8% em 2014; 6% em 2015, e só atingir em 2016 os 4% aprovados na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. >>>Leia mais
Ex-líder do PT na Câmara deverá ser indicado relator da CPMI do Cachoeira
O líder do PT na Câmara, deputado Jilmar Tatto (SP), deve definir amanhã o nome do relator da CMPI do Cachoeira, que vai investigar a relação de políticos, agentes públicos e privados com o contraventor Carlinhos Cachoeira.
O nome mais cotado para relatoria é do ex-líder do PT na Câmara, Paulo Teixiera (SP). Mas existem outros nomes como Cândido Vacarreza e Carlos Zarattini, ambos paulistas. Tatto deve definir hoje.
O PMDB já anunciou que o senador Vital do Rego (PB) presidirá a CPMI. Tatto descartou a possibilidade de indicar para a Comissão parlamentares que tenham a pretensão de disputar as eleições deste ano. >>>Leia mais
"ES tem três vezes mais presos do que a média nacional"
O deputado federal Givaldo Carimbão (PSB-AL) fez um alerta pelo grande número de presos no ES, três vezes maior do que a média nacional.
Hoje, o estado capixaba tem cerca de 3 milhões de habitantes e 12 mil presos. A média nacional é de mil a 1,5 mil presos para cada um milhão de habitantes. O estado hoje possui 8 mil presos a mais do que o esperado.
Para o deputado, a situação do estado deve ser estudada. De acordo com levantamento feito pelo parlamentar, o ES é o terceiro estado com situação mais preocupante do país, só fica atrás do Acre e Rondônia, estados que fazem fronteira com Bolívia e Peru. >>>Leia mais
Agência Congresso ultrapassa 156 mil acessos por mês
Quase 14 mil acessos num só dia, 17 de abril, o dia em que o ES perdeu o Fundap, um fundo de incentivo as importações que gerava uma receita/ano para o Estado de R$ 1 bilhão.
O Espírito Santo vai ficar sem essa receita - a partir de janeiro de 2013 - e a consequência será 50 mil empregos a menos, gerados pela cadeia fundapeana.
Neste dia o site capixaba que opera em Brasília - informando direto do Congresso Nacional - foi acessado por quase 14 mil pessoas, um total de 13.933 acessos.
Mas a Agência Congresso já obteve desempenho melhor. Dia 5 de abril, por exemplo, foram 24 mil acessos e dia 11 do mesmo mês 17 mil. >>>Leia mais
17.04.2012
Magno Malta anuncia que fará oposição a Dilma
O senador Magno Malta (PR-ES) se exaltou durante votação na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do projeto PRS 72/10 que reduz para 4% a alíquota do ICMS e acaba com o Fundap (Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuárias).
O senador bateu boca com o senador Eduardo Braga (PMDB-AM), defendeu a extinção dos benefícios fiscais à Zona Franca de Manaus e declarou que a partir daquele momento estava fora da base do governo.
Malta disse que o Senado estava deixando de ser a Casa da Federação e advertiu os integrantes da CAE que “a federação estava sendo derrotada e a Constituição, cuspida”, com a votação da proposta.
"Na hora que vier a PEC da Música, o senhor [Eduardo Braga] não contará conosco. Se o meu estado tivesse sido beneficiado pelo governo federal como a Zona Franca de Manaus eu também ficaria calado, se tivesse sido beneficiado pelo governo federal não falaria nada”, disse Malta. A PEC da Música beneficia a indústria em Manaus.
Magno Malta reclamou da “insensibilidade e arrogância do senhor Mantega” e se retirou da Comissão antes do término da votação da proposta. A CAE aprovou o projeto com ampla maioria de votos, 20 contra apenas seis votos de senadores contrários a matéria.
| |