19/09/2012

Procon alerta consumidor ao contratar empréstimos consignados

Dag Vulpi: Procon alerta consumidor ao contratar empréstimos consignadosAo financiar um produto ou adquirir um crédito, o consumidor precisa ser informado sobre todos os custos que envolvem a operação
Na busca pelo crédito fácil, muitos consumidores são alvos de agentes financeiros, também conhecidos como pastinhas. Os pastinhas abordam os consumidores oferecendo empréstimos vantajosos a juros baixos. O crédito consignado, aquele que desconta diretamente na folha de p....

Homem que matou filha também será indiciado por agredir esposa


Crime aconteceu no domingo, em Cariacica, Espírito Santo. Delegado disse que briga do casal configura tentativa de homicídio.
O técnico de instalação de antenas Wanderson Cravo Vaz, o  Naninho, 31 anos, que confessou ter matado a filha, Laysa Rocha Vaz, 8 anos, também será indiciado por tentativa de assassinato contra a esposa, segundo informou o delegado Adroaldo Lopes, titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Mulher (DHPM).

Wanderson usou uma faca de cozinha para golpear a menina, dentro de casa, em Nova Rosa da Penha I, em  Cariacica, na madrugada de sábado. Em depoimento, ele alegou que matou a filha a pedido de Deus. “A mulher disse que acordou com o marido segurando uma faca no pescoço dela. O casal entrou em luta corporal, a mulher segurou a faca para escapar e ele pisou no pescoço dela”, detalhou Lopes.

Ao ser questionado se a atitude de Wanderson de assassinar a própria filha pode ser atribuída a algum distúrbio mental, o delegado pontua: “Após a esposa acionar a polícia comunicando o crime, ele se evadiu da casa, ou seja, tinha plena consciência do ato ilícito que havia praticado”, observou Adroaldo Lopes.

A mãe de Layza e esposa de Wanderson, Elaine Rocha, 26 anos,  esteve na delegacia, na tarde de ontem, e prestou novo depoimento à polícia. Os relatos em detalhe do dia da morte de Layza e de como o assassino da menina era um ótimo pai duraram cerca de três horas e meia, segundo informou o delegado.

Em frente à igreja que Wanderson frequentava, uma participante que disse lembrar de Wanderson durante os cultos. “Ia a igreja umas duas vezes por semana, sempre acompanhado da esposa e dos filhos. Não parecia ser uma pessoa capaz de matar uma criança”, afirmou a mulher, que pediu para não ser identificada.

Veja as ruas que serão monitoradas por radares na Grande Vitória


Em 2013, novos radares serão instalados em 31 vias da Grande Vitória. O edital para instalação dos radares foi assinado nesta terça-feira (18).

A partir do primeiro semestre de 2013, novos radares serão instalados em 31 ruas e avenidas da Grande Vitória. De acordo com o governo do estado, com os equipamentos, 186 faixas serão monitoradas em cruzamentos de ruas e de avenidas de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica. Confira abaixo a lista das vias que serão beneficiadas.

O edital para instalação dos radares foi assinado nesta terça-feira (18) e faz parte de um convênio fechado entre o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) e a Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop), junto às Prefeituras da Grande Vitória.

O objetivo, segundo a organização, é combater o excesso de velocidade em vias de interesse metropolitano e, consequentemente reduzir o número de acidentes, de vítimas e de mortes no trânsito.
De acordo com a Setop, com os radares, será possível reconhecer e monitorar as placas dos veículos que passarem pelos cruzamentos identificando se o carro é roubado ou clonado, se está com a documentação relativa ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em dia, ou, ainda, se é um veículo em perseguição policial.

Confira as vias que vão receber os radares:

Vitória
Avenida Fernando Ferrari;
Avenida Nossa Senhora da Penha;
Avenida Vitória;
Ponte da Passagem;
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes;
Avenida Nossa Senhora dos Navegantes;
Ponte do Camburi;
Ponte Ayrton Senna;
Avenida Cesar Hilal;
Avenida Adalberto Simão Nader
Avenida Dante Michelini

Vila Velha
Avenida Henrique Moscoso;
Avenida Antônio Gil Veloso;
Avenida Estudante José Júlio de Souza;
Avenida Hugo Musso;
Avenida Carlos Lindenberg;
Avenida Robert Kennedy (São Torquato);
Avenida Europa;
Avenida Jerônimo Monteiro (trecho Glória/Centro);
Avenida Champagnat.

Cariacica
Avenida Espirito Santo;
Avenida Leste-Oeste;
Avenida Expedito Garcia;
Avenida Alice Coutinho
Avenida Vale do Rio Doce
Avenida Sudoeste

Serra
Avenida Norte-Sul;
Avenida Talma Rodrigues Ribeiro;
Avenida Eudes Scherrer de Souza;
Avenida Brasil;
Avenida José Rato 

Fórum Sindical realizará audiência pública em defesa da CLT, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo

Dag Vulpi: Fórum Sindical realizará audiência pública em defesa da CLT, na Assembléia Legislativa do ESO Fórum Sindical dos Trabalhadores do Estado do Espírito Santo (FST-ES) realizará no próximo dia 25 de setembro, das 8h às 12h30, uma Audiência Pública em Defesa da CLT, no Auditório 1 da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo.
O objetivo do Fórum, formado por centrais, federações e sindicatos de base estadual,  é promover eventos e manifes....

Apresentado em Vitória, programa da ONU que beneficiará moradores de São Pedro


Dag Vulpi: Apresentado em Vitória, programa da ONU que beneficiará moradores de São Pedro...Na manhã desta terça-feira (18), aconteceu a apresentação do Programa Conjunto da ONU,Segurança com Cidadania, programa piloto na área de Segurança Cidadã no Brasil e está sendo desenvolvido na região de São Pedro, em Vitória – reuniu jornalistas Capixabas na Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos 

Projeto mobilidade urbana vai levar teleférico para morros de Vitória

A Prefeitura de Vitória apresentou, em agosto, dois projetos de mobilidade em morros para captação de recursos do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade Urbana das Médias Cidades. O projeto prevê a instalação de teleféricos, escadas rolantes e elevadores especiais nos morros d....

Vale abre 751 vagas de estágio para níveis médio e superior com bolsa-auxílio de até R$ 900

Dag Vulpi: Vale abre 751 vagas de estágio para níveis médio e superior...: A mineradora Vale abre 751 vagas de estágio para estudantes do ensino técnico e superior. As oportunidades estão distribuídas entre os...

Secretário de Segurança e comandante-geral da PM reconhecem erros do Ciodes na morte de taxista


seguranca  taxista morte1 Secretário de Segurança e comandante geral da PM reconhecem erros do Ciodes na morte de taxista
Rodrigo Neves foi morto mesmo tendo acionado o botão do pânico
Uma sucessão de erros foi identificado na atuação da polícia no dia da morte do taxista Rodrigo Moreira Neves. Foi o que concluiu a sindicância da Policia Militar concluída nesta terça-feira (18), que investigou o atendimento do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes). O taxista foi baleado com um tiro na cabeça e outro no peito na madrugada do dia 25 de agosto, após sequestro na Rodovia do Contorno, Serra. Ele morreu nove dias depois do crime.
Segundo reconheceu nesta terça o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ronaldo Willian, ficou constatado que os atendentes não acionaram o alerta vermelho ao serem acionados pela empresa do GPS instalado no táxi. O que acarretou no atraso da ação policial que poderia ter evitado a morte do taxista. Segundo explicou o secretário de Segurança, Henrique Herkenhoff, por não ter colocado a ocorrência como prioridade, o atendente acabou permitido que outros procedimentos tenham recebido mais atenção do que o sequestro de Rodrigo.
De acordo com o secretário, “o atraso na ação da polícia foi crucial para que o atendimento do Ciodes não obtivesse exito”. A empresa do GPS comunicou ao Ciodes que havia recebido um chamado por meio do ‘botão de pânico’ e que havia a suspeita de sequestro. O procedimento correto, segundo Herkenhoff, seria priorizar o chamado, mesmo sem a confirmação do crime. O que não foi feito, levando a ocorrência esperar por sete minutos, até que fosse tomada a primeira providência.
O segundo erro foi do segundo atendente, que constatou ser um sequestro, enviou viatura ao local, mas ainda não registrou o alerta máximo que a ocorrência merecia. Só um terceiro integrante do Ciodes, identificado como ‘despachante’, reconheceu a gravidade do caso, enviando uma segunda viatura e informado ao 6º Batalhão da PMES – localizado na Serra – que o veículo do taxista estava no municipio serrano. Entranto, quando a viatura conseguiu encontrar o carro, Rodrigo Neves já havia sido baleado e socorrido por uma ambulância.
“A falha do atendente culminou na demora e na falha dos militares. Talvez não tivessemos evitadoo óbito ou a tentativa, mas teríamos êxito na ação”, acrescentou Herkenhoff. Segundo o comandante-geral da PMES os militares envolvidos no chamado responderão procedimento administrativopois há indícios de transgressão da disciplina. As possiveis penas, caso confirmadas as suspeitas são desde advertência simples até a perda da função pública. O resultado  dos trabalhos feitos pela Corregedoria da Policia Militar deve ser concluído em 30 dias.
Já os atendentes do call center do Ciodes passarão por novo treinamento. O secretário de Segurança afirmou que a própria Sesp vai avaliar se o erro foi do treinamento preparatório, se foi o não entendimento do protocolo de atendimento, ou, ainda, se desrespeito ao protocolo. “O trabalho do Ciodes segue um protocolo de atendimento. Novos treinamentos debem acontece nas próximas semanas”.
CRONOLOGIA DOS FATOS
1- por volta das 01:33 horas- o taxista acionou o botão do pânico, e a empresa visualizou o chamado na Avenida Saturnino de Brito, em Vitória
2- 01:35 horas – atendente da empresa consegue falar no telefone do taxista, onde constatou que ele estaria rendido
3- 01:46 horas – operador do 1ºBPM recebeu na tela ionformações da ocorrência – sete minutos e 23 segundos após a 1 166 ligação ao Ciodes -, encaminhando a primeira viatura 29 segundo após ser acionado. Neste momento o veículo já tinha cruzado a capital e se encontrava no municipio da Serra
4- Novas informações chegaram ao operador do 1º BPM, que só 40 minutos após encaminhar a primeira viatura policial informouaos demais operadores da OM que enviassem outras viaturas. O veículo foi encontrado as 02:49 minutos pela PMES – uma hora e dois minutos desde o primeiro chamado ao Ciodes

Corpo da menina Tamires, sumido desde segunda, aparece na praia da Enseada Azul, em Meaípe


Terminou a procura pelo corpo da criança Tamires Rodrigues Martins, 10 anos, que se afogou na última segunda-feira, dia 17, na Praia das Pelotas, em Guarapari, juntamente com outras duas crianças. Após uma longa procura feita pelo Corpo de Bombeiros, o corpo acabou aparecendo na areia da praia da Enseada Azul, em Meaípe, a cerca de 5 quilômetros do local do afogamento. Foram os moradores que avistaram o corpo por volta das cinco da manhã e acionaram os bombeiros. O tio Roniê Rodrigues foi até o local e reconheceu a vítima. O corpo foi para o Departamento Médico Legal (DML) de Vitória, onde será liberado pela família para sepultamento. (Foto: portal Guarapari)

Após agressão de alunos da Ufes na manhã desta quarta, reitor determina apuração de fatos



O reitor Reinaldo Centoducatte determinou na manhã desta quarta-feira (19) a apuração dos fatos ocorridos durante a retirada do grupo de oito estudantes que montaram um acampamento nas instalações do prédio anexo dos ICs, no Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN). A abertura de sindicância será feita pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Assistência Estudantil (Progepaes) ainda hoje.
O reitor também determinou à Progepaes que conclua o levantamento sobre as necessidades de auxílio-moradia dos oito estudantes que ocupavam a área, com atendimento àqueles que se enquadrem nos critérios existentes na Ufes.
A retirada dos estudantes foi autorizada pelo reitor, com a autorização expressa para o não uso de violência. O Reitor afirmou também a disposição da Administração Central da Ufes para o diálogo, que em nenhum momento ele foi interrompido e que não faz parte das práticas da Universidade o uso de violência no trato com os estudantes ou quaisquer integrantes da comunidade universitária e suas entidades, e que os excessos serão apurados e punidos.
Segundo a assessoria da universidade, a Ufes atende atualmente, por meio de auxílio-moradia, 1.088 estudantes em situação de vulnerabilidade social. O auxílio é de R$ 200 mensais e, para ter acesso ao benefício, a renda familiar do estudante deve ser de um e meio salário mínimo.
Somente neste ano, de março a agosto, a Ufes investiu cerca de R$ 7,5 milhões em assistência estudantil, dos quais R$ 2,5 milhões em diferentes programas de bolsas e auxílios, que incluem auxílio-moradia, material escolar, transporte e estudo de línguas estrangeiras, totalizando 2.700 estudantes contemplados. Somente em auxílio-moradia, a Ufes destinou, este ano, recursos da ordem de R$ 1,3 milhão, beneficiando mais de 1 mil alunos.
A assistência ao estudante também compreende o preço subsidiado da alimentação nos quatro restaurantes universitários dos campi de Goiabeiras, Maruípe, São Mateus e Alegre, nos quais uma refeição custa R$ 1,50 e todos os estudantes cadastrados nos programas de bolsas têm desconto que pode chegar a 100%, dependendo da condição socioeconômica. A Ufes também já solicitou ao Ministério da Educação recursos para financiar novas ações, como a construção de moradias estudantis, entre 2013 e 2015, totalizando recursos da ordem de R$ 30 milhões.
(Comunicação Ufe

Deputado se diz aliviado com atuação dos ministros do Supremo


O deputado capixaba Camilo Cola (PMDB) se disse aliviado com o julgamento do Mensalão. Ele fez a afirmação em pronunciamento na Câmara. 

Afirmou que as sentenças são um alento para brasileiros acostumados a décadas de impunidade. 
"O STF está cumprindo seu papel. Ao Congresso e aos políticos se cobra agora uma postura de correção e a volta aos antigos princípios", afirmou o parlamentar de 86 anos. 

Camilo disse ainda que os partidos políticos "rasgaram seus compromissos programáticos e se transformaram em mera moeda de troca". 

Via Agencia Congresso

Mensagem do Autor

Visualizações

Recomende o meu blog - Dag