17/09/2012

Vitória recebe feira nacional de produtos típicos do Sul


Para quem busca uma boa opção de compras e lazer, a Feira Nacional de Produtos Típicos do Sul (Fenasul) é uma boa dica. Pela segunda vez no Espírito Santo, a feira vai apresentar aos capixabas o que há de melhor em produtos típicos gaúchos até o dia 23 de setembro, na Arena Vitória, antigo ginásio do Álvares Cabral. O valor cobrado para a entrada é de R$ 3,00.
Opções em couro, expressas em calçados, cintos e bolsas, malhas da Serra Gaúcha, lenços e roupas produzidos artesanalmente e bijuterias confeccionadas com Capim Dourado, são algumas das opções da grande variedade de produtos que serão expostos na moda masculina e feminina.
Para os apreciadores da culinária gaúcha, o churrasco estará presente nas mais diversas formas de preparo e sabores. A costela assada no fogo de chão e o porco no rolete são convites irresistíveis aos visitantes, que poderão apreciar o prato acompanho de um bom vinho. Os interessados também poderão experimentar o tradicional chimarrão. A feira traz ainda os deliciosos chocolates de Gramado e bombons dos mais diversos tipos: recheados com amêndoas, castanhas, nozes e passas.
Além das iguarias e vestimentas gaúchas, a Fenasul vai oferecer aos visitantes o concurso de chopp no metro. Todos os dias, às 20h e 21h30, haverá competição gratuita, e com direito a diversos prêmios, para quem beber o Chopp mais rápido. As inscrições podem ser feitas durante a feira.
Dança 
A cultura do Sul do Brasil estará representada, também, através da dança da música. Em Vitória, o grupo cultural de Novo Hamburgo realizará apresentações folclóricas como Sapateios, Dança dos Facões e Dança da Chula, em um palco especialmente montado na Arena Vitória. As apresentações serão de segunda à sexta-feira, ás 21 horas. Já nos finais de semana, serão duas apresentações por dia, às 15h e às 21h.
Serviço:
  • Ingressos: R$ 3,00
  • Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta-feira: 16h às 23h.
Sábado e Domingo:12h às 23h.
  • Crianças até 12 anos e idosos acima de 60 anos não pagam entrada.
  • Estacionamento próprio e gratuito
  • Praça de Alimentação
  • Todas as atrações estão incluídas no valor de entrada da feira não geram nenhum ônus adicional ao visitante.

RETA FINAL. A HORA DA VERDADE. ELEIÇÕES 2012-09-16


Opinião: Paulo Carneiro
Nas duas últimas décadas, com cinco eleições gerais e cinco eleições municipais realizadas, o que mais se destacou nos governos, federal, estadual e municipal, certamente, foi à degradação da classe política e a evidente associação dos rotulados “representantes do povo” as mais sofisticadas organizações criminosas, nacionais e internacionais, destruindo os alicerces do Estado democrático e sepultando a Constituição da República Federativa do Brasil.
O público, ou seja, tudo aquilo que pertence ao povo, foi imoral e violentamente apropriado pelos associados a essas associações clandestinas que são na verdade os governantes do País.
Os dois maiores exemplos são encontrados nos escândalos que trouxeram à tona os esquemas do mensalão e do Carlinhos Cachoeira. No primeiro, chamam de indícios e suspeitas o envolvimento das mais altas autoridades do governo, dos poderes Executivo e Legislativo, do partido político que tem como líderes o ex-presidente Lula (PT), seus assessores pessoais, José Dirceu, ex-ministro, deputados federais, instituições financeiras, sendo uma estatal.
No segundo, são acusados senadores, deputados federais, João Paulo Cunha ex-presidente da Casa, governadores, prefeitos, um dos maiores banqueiros da contravenção no Brasil.
A presidente Dilma, envolvida ou não, também tem responsabilidade, assumiu os riscos, por ter sido a responsável direta pelo loteamento dos ministérios e a nomeação pessoal dos gestores das Pastas, com porteira fechada e autonomia, atos assumidos com a justificativa de formar um presidencialismo de coalizão, o que não deixou de ser outra operação de compra de apoios para sua governabilidade, portanto, com o mesmo objetivo que motivou o mensalão, e também serviu de trampolim a operações de esquemas similares aos comandados por Carlinhos Cachoeira. 
ELEIÇÕES 2012
As eleições municipais sempre tiveram um altíssimo grau de importância para o nosso regime. É através das forças municipalistas que os candidatos à presidência da República e ao Congresso Nacional, Câmara dos Deputados e Senado, somam forças para conquistar os poderes centrais da República.
No entanto, são justamente os poderes municipais Executivos e Legislativos reconhecidos como os berços da corrupção e da criminalidade.


Prefeitura de Vitória interdita ruas em Mário Cypreste e na Praia do Canto para a realização de obras


noticias da grande vitoria  img 00025641 André Sobral Prefeitura de Vitória interdita ruas em Mário Cypreste e na Praia do Canto para a realização de obrasA Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) autorizou duas novas interdições: uma na avenida Dário Lourenço de Souza, que fica na região do Sambão do Povo, em Mário Cypreste, e a outra na rua Joaquim Lírio, na Praia do Canto.

Sambão do Povo

A interdição na avenida Dário Lourenço de Souza será total no trecho entre a rua Elvira Zílio e a travessa Leopoldino Francisco Miranda, em Mário Cypreste, desta segunda-feira (17) até o dia 30 de dezembro, para obras de reforma da arquibancada e camarotes do Sambão do Povo.
O trecho da avenida Dário Lourenço de Souza que fica entre a rua Engenheiro Manoel dos Passos Barros e rua Elvira Zílio estará liberado para o trânsito local.
Os motoristas que vêm do Centro pela avenida Nair de Azevedo com destino a Mario Cypreste e Santo Antônio devem virar à direita na rua Engenheiro Manoel dos Passos Barros e seguir pela avenida Santo Antônio. Rota que também será feita pela frota dos ônibus intermunicipais. Já os ônibus municipais passarão pela avenida Duarte Lemos e seguirão pela avenida Santo Antônio.

Praia do Canto

Na Praia do Canto, ficará totalmente interditada a rua Joaquim Lírio no trecho entre as ruas João da Cruz e Manoel Gonçalves Carneiro. Já o trecho da rua Joaquim Lírio que fica entre as ruas Dom Pedro e Manoel Gonçalves Carneiro e toda a rua Dom Pedro ficarão parcialmente interditados, desta segunda-feira (17) até o dia 28 de dezembro, para obras de alteração viária. O desvio será feito pelas ruas adjacentes.

Esforço concentrado remove paciente do São Lucas


Depois de um domingo (16) tumultuado e marcado por superlotação no Hospital São Lucas, nesta segunda-feira (17) foram transferidos 16 pacientes e outros 14 pacientes tiveram alta. Na noite deste domingo o HSL estava com 13 pacientes no centro cirúrgico e todas as salas de operação e emergência ocupadas. O Sindicato dos Médicos do Espírito Santo enviou um documento que pede para a Central de Regulação de Vagas, ao Sistema de Atendimento Médico Único (SAMU), ao Centro Integrado Operacional de Defesa Social (CIODES) e ao Corpo de Bombeiros que vítimas de acidentes de trânsito não fossem encaminhadas ao Hospital São Lucas.
Por meio da assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde (Sesa), a unidade informou, em nota, que médicos supervisores e auditores estiveram reunidos nesta segunda, no Hospital Estadual São Lucas, num esforço concentrado. A prioridade, segundo a Sesa, é fazer com que o HSL volte à sua normalidade o mais breve possível.
Uma camareira, que não quis ser identificada, contou que ao buscar um resultado de exame, passou por um corredor e ficou chocada. “Tem uma mulher lá dentro toda amarrada numa maca, desde ontem porque tem vários ataques de convulsão. É uma senhora e nada de urgente foi feito ainda”, conta.
A merendeira, que se identificou pelo sobrenome Batista, contou que passou por muito aperto ao internar o seu marido, quando ele descobriu um coágulo na cabeça. Ela contou que ele ficou 22 dias em uma maca no corredor do hospital antes de passar por cirurgia. E que após o procedimento cirúrgico a família ficou quatro dias sem noticias do paciente.
“Além de esperar por tantos dias em um corredor que só tem mosquitos, nós tivemos que ameaçar o hospital avisando que íamos chamar a imprensa. Só assim tivemos notícias do meu marido, além de termos esperado por tanto tempo para conseguir a cirurgia”, disse ela que afirmou que o hospital só funciona sob pressão.
Para Evandro Souza, lavrador, que veio do Pronto Atendimento de Brejetuba tratar de uma fratura no nariz, o atendimento é péssimo. “Eu vim direto de lá, esperei bastante pelo atendimento, além de sentir um certo descaso por parte dos atendentes”, contou Evandro. “Você tinha que ver ontem, muita mais macas lotadas, gente sentada nos corredores, pedindo por ajuda e até gente deitada” acrescentou.

Veja espécies de aves encontradas em reserva natural do ES

Área protegida atrai observadores de pássaros durante a primavera.







Médico capixaba desabafa sobre o caos em hospital publico da grande Vitória.


Por Dag Vulpi

Médico de Vitória ES usa rede social do Facebook para desabafar e fazer duras críticas ao sistema único de saúde. Para ele o hospital público São Lucas é um  verdadeiro "Rascunho do Inferno".

O Dr, Paulo Roberto (Neurologista e Neurocirurgião) questiona-se sobre os motivos de ainda trabalhar como médico nos hospitais públicos de Vitória.  

Ele reclama das condições subumanas em que se encontravam os pacientes do hospital São Lucas na tarde de ontem (11). Lembrando que este tipo de condição não é exclusividade do São Lucas, mas da grande maioria dos hospitais públicos, e essa é sua rotina diária, ontem foi só mais um dia de "Rascunho do Inferno".  


Não sei como ainda aceitamos trabalhar em hospitais públicos de Vitória. A saúde esta um caos. Ontem no Hospital São Lucas estava insuportável. A sala de Estabilização (Emergência) estava lotada com pacientes em respiração artificial. Centro cirúrgico lotado com moscas e mosquitos pousando nos campos cirúrgicos. E o Samu trazendo mais pacientes graves a cada minuto. è o verdadeiro "Rascunho do Inferno". Não vi nenhum diretor ou secretário de saúde por lá. Estamos entregues a sorte e os pacientes abandonados pelo governo que só toma providencias paliativas”. Foi com essas palavras que o Dr. Paulo Roberto Paiva, Neurologista e Neurocirurgião, desabafou, denunciou e definiu o hospital público de Vitória na rede social Facebook.


A indignação não é só do Dr. Paulo, eu pactuo do mesmo sentimento, e estou certo que os distintos leitores/eleitores também. A indignação de todos seria um sentimento normal em situações como essa e noutras a essa assemelhada, porém, infelizmente parece que muitos já não conseguem indignarem-se por tão “pouco”. O povo, aos poucos foi acostumando-se aos desmandos do estado, e já não conseguem distinguir o certo do errado em determinadas situações.


Os nossos atuais representantes, quando em suas campanhas de dois ou quatro anos atrás, também vieram com aquele “lenga-lenga” de que suas prioridades seriam a saúde, a educação e a segurança, e que sendo eleitos todos os problemas seriam resolvidos, qual nada, e assim também agem os que agora estão em plena campanha atrás de nossos preciosos votos. As promessas são as mesmas, os discursos requentados, e os eleitos serão mais um bando (com raríssimas exceções) de inescrupulosos que legislarão em causa própria, igualando-se ou superando negativamente os seus antecessores, pois, a cada mandato eles vão se especializando na arte da politicagem rasteira, como dedicados alunos eles vão aprendendo cada vez mais e mais, e com o passar do tempo tornam-se catedráticos nesta arte. 

Se “puxarmos” as promessas de campanha dos nossos atuais representantes, por certo encontraremos horas de discursos inflamados, todos em desencontro a atual realidade de “Rascunho do Inferno” denunciada em forma de desabafo pelo Dr. Paulo.

Mãe de ginasta morta em acidente disse que filha completou o seu ciclo

Monika Queiroz, mãe da ginasta Eduarda Queiroz,
chegou muito abalada ao velório da filha
(Foto: Reprodução/TV Gazeta)
A mãe da ginasta Eduarda Queiroz, de 17 anos, a técnica de ginástica Monika Queiroz chegou muito abalada ao velório da filha, na manhã desta segunda-feira, em Ponta da Fruta, Vila Velha, na Grande Vitória. Monika, que é ex-técnica da seleção brasileira de ginástica, lembrou da comemoração da filha após conquistar última conquista em competição, o vice-campeonato brasileiro de conjunto, há cerca de 15 dias, integrando a equipe da Escola de Campeãs (ES).

- Vou guardar a lembrança de uma filha amiga e companheira e uma atleta muito dedicada. Agora fica a saudade. Lembro que após o resultado em Goiânia, ela me abraçou e disse que era o dia mais feliz da vida dela. Na época não entendi porquê, mas hoje compreendo que ela estava fechando um ciclo na vida dela na Terra. Minha filha foi tirada de mim muito cedo, mas sei que onde ela estiver, sei que está bem - afirmou.

A ex-treinadora que comandou o Brasil na conquista dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro 2007 e na participação nas Olimpíadas de Pequim 2008 estava na Bahia quando recebeu a informação do falecimento da filha. Na noite de domingo, Monika Queiroz retornou ao Espírito Santo e, ao desembarcar no aeroporto capixaba, passou mal e teve que ser amparada por familiares. Nesta segunda, no velório de Eduarda, a técnica disse que vai dar início a campanhas de uso do cinto de segurança

- Não posso garantir que se a Eduarda estivesse usando o cinto ela estaria viva devido a gravidade do acidente, mas em acidentes menos graves, o cinto de segurança salva vidas - afirmou a mãe da atleta.

O acidente
A Polícia Rodoviária informou que os três jovens voltavam de uma casa noturna em Marechal Floriano, município da região Sudoeste Serrana do estado, quando o condutor perdeu o controle do veículo. O carro teria rodado na pista antes de cair em uma ribanceira, capotar e bater em uma árvore. Chovia no momento do acidente, por voltas das 6h.
Segundo a polícia, a ginasta Eduarda Queiroz estava no banco de trás sem cinto de segurança, assim como o motorista, Luiz Felipe. Natália Gaudio, de 19 anos, que recentemente foi bicampeã brasileira em Goiás, também estava no carro, mas ficou apenas com escoriações leves. Ela estava no banco do carona e usava o cinto de segurança.

O teste de bafômetro não foi realizado no motorista Luiz Felipe Moroewsky Costa, de 20 anos, pois ele foi encaminhado ainda desacordado para um hospital público, em Vitória, após o acidente. No final da tarde deste domingo, Luiz Felipe foi transferido para o hospital Meridional, em Cariacica, e deu entrada com um quadro de politraumatismo em decorrência de um impacto no acidente. De acordo com a assessoria do hospital, Luiz Felipe encontra-se em estado grave, sedado, com assistência ventilatória mecânica, mas mantendo sinais vitais estáveis.
As causas do acidente serão investigadas pela Delegacia de Delitos de Trânsito, em Vitória.

Professores voltam a dar aulas na Ufes nesta quinta-feira, diz Adufes


campus da ufes (Foto: globo news)

Após quatro meses de greve, as aulas na Universidade Federal do Espírito Santo(Ufes) serão retomadas nesta quinta-feira (20), conforme ficou decidido na assembleia da Associação dos Docentes da Ufes (Adufes), na tarde desta segunda-feira (17), em Vitória. O calendário acadêmico será reprogramado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e remetido ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), para aprovação. A Ufes ainda não informou quando o Conselho se reúne.

De acordo com o professor Helder Gomes, do Comando Local de Greve, as aulas serão retomadas em respeito aos alunos, já que a proposta dos professores da Ufes não foi atendida pelo governo federal.

"As nossas propostas não tiveram diálogo por parte do governo. Queríamos as reestruturação da carreira e melhores condição de trabalho, mas isso não foi levado em consideração. O governo ofereceu reajuste de salário e ficou por isso mesmo, alegando que não teriam mais negociações. Agora, após esses quatro meses, entendemos que deveríamos recuar, mas pretendemos retomar o movimento", explicou Gomes.

Na ocasião, a assembleia também discutiu sobre os recessos e sugeriu que sejam concedidos 20 dias de férias no mês de janeiro e 15 dias de recesso entre o primeiro período do ano, que ficou inacabado, e o próximo. Porém, esse ponto só será decidido durante reunião do Cepe, de acordo com a Ufes.

Durante a última semana, quando os professores da Ufes resolveram adotar pelo retorno unificado, a Ufes e explicou que, quando a greve for encerrada, o calendário acadêmico será reprogramado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e remetido ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) para aprovação.

Saída unificada
A Associação Nacional dos Docentes (Andes) aprovou neste domingo (16) uma saída unificada da greve entre os dias 17 e 21 de setembro. Com a decisão, a assembleia desta segunda-feira (17) definiu a data de saída para a quinta-feira (20).
 

Eleição em Vitória: Porque a petista Iriny Lopes não decola?


Apesar do apoio dos governos federal, estadual e municipal, a candidatura petista Iriny Lopes a prefeitura da capital do ES continua estacionada em terceiro lugar.

Como se explica a estagnação da deputada federal nesta campanha? ela é ex-ministra de Dilma, e a única mulher na corrida pela principal prefeitura do estado.
No poder há oito anos, o partido não se preocupou em construir lideranças na capital.
Talvez porque o prefeito João Coser tivesse o propósito de colocar o PT a reboque de outras siglas, de olho na eleição de 2014. 

O plano fracassou. Mas se não fosse Iriny, quem seria a bola da vez? A deputada também não faz a sua parte; até agora não disse a que veio, porque deseja ser prefeita? e o que tem de novo para oferecer? 
Pelas mensagens veiculadas, principalmente na TV, ela espera que votem nela apenas porque é mulher e ex-ministra de Dilma. 

Isso é pouco para se eleger, ainda mais numa corrida onde um adversário mostra ter experiência administrativa, e o outro diz a toda hora que "a gente quer mudança....". (Foto Iriny com o governador Casagrande)
  

Eleição na Serra: Favoritismo de Audifax anima suplente Camilo Cola


Fora da Serra, também tem gente torcendo pela vitória do deputado federal Audifax Barcelos (PSB), que lidera a corrida na cidade, conforme pesquisas publicadas neste fim de semana. 

Em Cachoeiro de Itapemirim, o empresário e deputado federal Camilo Cola (PMDB) acompanha com especial atenção a acirrada disputa na Serra. 
Se Audifax for eleito prefeito, terá que renunciar ao mandato de deputado. Ai Camilo como primeiro suplente da coligação (PT/PSB/PMDB) assume a vaga em definitivo. 

Na última eleição, Audigax foi o mais votado para a Câmara, entre os dez deputados do ES. Obteve 161.856 mil votos. 
Camilo não se reelegeu para Câmara por falta de cinco mil votos. Ele ganhou a primeira suplência com 70.285 mil votos. 

Apesar de ser beneficiado, Camilo não pretende ajudar financeiramente o socialista. A assessoria do peemedebista informou que não recebeu pedido de doação. Mas se receber irá negar. 

Audifax abre vantagem sobre Vidigal e lidera corrida eleitoral na Serra


Pesquisa da Futura entrevistou 607 moradores na Serra. Candidato do PSB lidera pesquisa no município da Grande Vitória.
O Instituto Futura divulgou, neste domingo (16), a segunda pesquisa de intenção de voto sobre a disputa pela prefeitura da Serra, na região da Grande Vitória.
A pesquisa foi encomendada pela Rede Gazeta.

Em relação à pesquisa anterior, Audifax Barcelos (PSB) passou de 41,1% em julho para 45,1% em setembro. Já Sérgio Vidigal (PDT) passou de 40,9% para 38,4%. Professor Renato (PSOL) foi de 3,5% para 1%. José Venturini (PPL) foi de 1,2% para 0,3%. O candidato Jesus Vaz (PRB) não pontuou. Os que responderam não votar em ninguém, branco ou nulo somaram 6,3%. Não sabem, não responderam e indecisos somaram 8,9%.
Veja os números do Instituto Futura para a pesquisa estimulada:
Audifax Barcelos (PSB) - 45,1%
Sérgio Vidigal (PDT) - 38,4%
Professor Renato (PSOL) - 1%
José Venturini (PPL) - 0,3%
Ninguém, branco ou nulo - 6,3%
Não sabem, não responderam ou indecisos - 8,9%
A pesquisa foi realizada no dia 10 de setembro. Foram entrevistadas 607 pessoas na Serra. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), sob o número ES-00068/2012.
Pesquisas anteriores

A primeira pesquisa do Instituto Futura foi divulgada em 15 de julho e registrou os seguintes resultados: Audifax Barcelos (PSB) tinha 41,1%. Sérgio Vidigal (PDT) estava com 38,4%; Professor Renato (PSOL) atingiu 3,5% e José Venturini (PPL) tinha 1,2%. Os que responderam votar Nulo, Branco ou em ninguém somavam 4,1%. Não sabiam, não responderam e indecisos eram 9,3%.

Rejeição
O Instituto Futura também perguntou em qual candidato os entrevistados não votariam de jeito nenhum. Sérgio Vidigal (PDT) tem 23,2% de índice de rejeição. Jesus Vaz (PRB) foi a resposta de 18,1%. Professor Renato (PSOL) tem 14,7% de rejeição. Audifax Barcelos (PSB) está com 13,2% de rejeição. Entre os entrevistados, 25,5% disseram não rejeitar nenhum candidato, 2,3% rejeita todos, e 9,6% não sabem ou não responderam.

Espontânea
O Instituto Futura também analisou a intenção de voto na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são citados para o entrevistado. Audifax Barcelos (PSB) está com 39%. Sérgio Vidigal (PDT) tem 33,8%. Professor Renato (PSOL) somou 0,5%. José Venturini (PPL) e Jesus Vaz (PRB) não somaram pontos. Os que responderam ninguém, branco ou nulo somaram 6,6%. Outros candidatos foram citados por 0,8%. Não sabem, não responderam ou indecisos foram 19,3%.

Promessas para a Saúde em Cariacica


As propostas vão de transferir uma linha férrea de lugar à criação ou exclusão de secretarias municipais 


As propostas e compromissos de campanha dos candidatos à Prefeitura de Cariacica, que incluem parcerias com o governo do Estado e até com a iniciativa privada, vão de transferir uma linha férrea de lugar à criação ou exclusão de secretarias municipais. 

Algumas ideias se repetem nos programas de governo e em entrevistas concedidas pelos concorrentes. A construção de um Hospital Geral e a criação de uma Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, por exemplo, foram citadas por mais de um candidato.

Marcelo Santos (PMDB) disse que vai criar, se eleito, uma Guarda Municipal para atuar no combate à criminalidade e retomar de imediato as obras de canalização do rio Itanguá para reduzir os impactos das chuvas, o que provoca alagamentos na região. Outra proposta é sobre a criação do Hospital Geral, que ele pretende fazer após buscar parcerias com o Estado e iniciativa privada.

No programa de Adilson Avelina (PSD) apresentado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ele se propõe a manter "gestão permanente junto à Vale" para transferir de lugar a linha férrea que passa pela cidade e, assim, utilizar a via para desafogar o trânsito na avenida Expedito Garcia, em Campo Grande. A implantação da Guarda Municipal também faz parte do projeto.

Outra proposta do candidato é reduzir em 20% o número de cargos comissionados existentes na prefeitura.

Geraldo Luzia Júnior (PPS), o Juninho, quer criar o primeiro ginásio poliesportivo de Cariacica e ainda realizar concursos públicos para todas as áreas do serviço público municipal. Ele diz que não cobrará IPTU de moradores de ruas que não tenham pavimentação em Cariacica. 

Entre as propostas de Lúcia Dornellas (PT) estão implantar um plano de cargos e salários para os profissionais da saúde e universalizar a oferta de vagas no ensino municipal para crianças de idade entre quatro e cinco anos. A petista também quer implantar o estacionamento rotativo na cidade.

Já Sandro Locutor (PV) pretende construir quadras poliesportivas cobertas nas escolas municipais, criar uma Secretaria de Trânsito e melhorar a sinalização de trânsito em todo o município. Ele também quer construir um teatro municipal.

Mensagem do Autor

Visualizações

Recomende o meu blog - Dag