21/09/2012

Trabalhadores da Codesa prometem parar o porto a partir de terça (25)



Os portuários que atuam na Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) vão fazer uma manifestação na próxima terça-feira (25), pela segurança dos trabalhadores com as obras de ampliação do Cais Comercial. O sindicato que representa os trabalhadores da Codesa, o Sindicato Unificado da Orla Portuária (Suport-ES), quer que as atividades na Estação Porto sejam suspensas durante o período de obras. O movimento vai começar às 7 horas, em frente aos prédios 4 e 5 da empresa.  
A preocupação é decorrente de um acidente já registrado no pátio ao lado da Estação Porto, no dia 11 de abril, quando um guindaste de mais de 50 toneladas que operava nas obras de expansão tombou, às 21h50. O equipamento, que pertence à empresa Carioca Engenharia, caiu parte no pátio e outra parte no mar. Por sorte, ninguém se feriu. Se o guindaste tivesse tombado para o lado desses prédios, poderia ter acontecido uma tragédia, com diversas vítimas.
O sindicato solicitou ainda que os portuários que atuam no prédio 5 sejam transferidos para um local mais seguro e o prédio seja desocupado, como já aconteceu com os trabalhadores que atuam na Coordenadoria de Serviços (Coserv), que ficava no pátio, ao lado do prédio 5.
O Suport-ES já encaminhou vários ofícios e notificações à Coordenação de Segurança no Trabalho da Codesa solicitando laudos dos órgãos competentes que permitam aos trabalhadores atuar com segurança no local, que não apresenta área de escape para o caso de acidentes como o que ocorreu.
O que os trabalhadores reivindicam e a Codesa não cumpriu:
- Não apresentação do Projeto Executivo da obra, no qual conste as medidas de segurança aos funcionários da Codesa;
- Não pagamento do adicional de risco de 40% aos funcionários que trabalham no Cais Comercial;
- Não providenciou a transferência dos funcionários para local que ofereça a adequada condição de segurança aos trabalhadores;
- Não implementação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), própria da Codesa, nos moldes da legislação vigente, notadamente da NR 5.

Um comentário:

  1. gdk teve um esteira proximo á este lugar e não houve acidente , carioca carioca . cuidado com os predio cuidado com solo . cuidafo!!!.

    ResponderExcluir

Mensagem do Autor

Visualizações

Recomende o meu blog - Dag