21/09/2012

Lançamento do Catálogo Gravura/ES é atração do projeto ArtSESC deste sábado (22)


O projeto ArteSESC realizará o lançamento do Catálogo Gravura/ES, com a participação do artista carioca Edgar Fonseca, no próximo sábado (22), às 16h, no Museu de Arte do Espírito Santo (MAES).
O catálogo tem o propósito de divulgar o cenário da gravura desenvolvida nos últimos anos em Vitória, especificamente no Ateliê de Gravura da Universidade Federal do Espirito Santo (Ufes), sob o olhar de quatorze artistas: André Magnago, Edgar M. Fonseca, Fernando Gómez, Franquilandia, Jocimar Nalesso, Junior Bitencourt, Liliana Sanches, Luciano Feijão, Mariana Reis, Nelma Pezzin, Nery, Paulo Emmerich, Thiago Arruda e Thiago Linhalis.
Na obra, consta os trabalhos dos alunos que participaram da oficina de gravura realizada pelo SESC e ministrada por Edgar Fonseca, em Vitória, no ano passado, e que resultou na formação de um grupo “Celula de Gravura”, que alguns artistas estão apresentando o seu trabalho na exposição “Gravuras/ES”. Na ocasião, artistas, familiares e interessados vão brindar o lançamento do catálogo, durante coquetel.
Happening em Gravura
Antes do lançamento do catálogo, quem passar nas proximidades do Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES) poderá conferir um Happening em gravura coletivo, ação pensada e desenvolvida pelo professor de gravura da UFES, Fernando Goméz.
A proposta da iniciativa é juntar o Happening, uma forma de expressão das artes visuais, que possui características das artes cênicas, e que consiste em elementos de espontaneidade e improvisação; com a gravura, utilizando um rolo compressor com prensa. A apresentação acontecerá em via pública e a população poderá presenciar a produção de uma mega gravura, feita por artistas convidados, que vão produzir matrizes com materiais alternativos.
ArtSESC
O objetivo do ArtSESC é viabilizar a circulação de exposições de artistas brasileiros, de diversas regiões. As mostras são acompanhadas de material educativo como proposta de leituras, abordagens e experimentações, com destaque para o público escolar.
Quem quiser conhecer um pouquinho do trabalho com gravura, pode participar das oficinas técnicas de xilogravura e calcogravura, ministradas pelo professor Fernando Gomez, que integram a programação de Arte-Educação do SESC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem do Autor

Visualizações

Recomende o meu blog - Dag