A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES) divulgou nota à imprensa, nesta sexta-feira (28) informando que não está discutindo fechamento das lojas do shopping aos domingos.
Segundo a federação, a entidade vem reunindo seus membros para discutir as reivindicações da convenção anual do Sindicato dos Empregados no Comércio do Espírito Santo (Sindicomerciários). Porém, destaca que o assunto em discussão para o fechamento da Convenção Coletiva de Trabalho 2012/2013 é relacionado às questões salariais.
“Sobre a proposta de fechamento das lojas do shopping aos domingos, o item não entrará na pauta de discussão desta negociação. Para a Fecomércio-ES, em hipótese alguma a classe empresarial vai ceder a essa concessão”.
A Federação do Comércio entende que os sindicatos e órgãos trabalhistas devem fazer maior fiscalização, e os funcionários devem exigir seus direitos pela folga semanal. “Contudo, a entidade destaca que o fechamento dos centros de compras trarão prejuízos a lojistas e trabalhadores, bem como a sociedade como um todo, inclusive à administração pública. Isso porque, além de os shoppings serem grandes centros comerciais enraizados na cultura local, proporcionam praticidade ao consumidor que encontra produtos e serviços de diversos gêneros em um só lugar, impulsionam a economia local, movimentando o comércio e gerando empregos diretos e indiretos, e incrementam a arrecadação pública por meio do pagamento de impostos”.
Por estes motivos, e desde que não gerem impactos negativos à cidade e seus cidadãos, a Fecomércio-ES está pronta para o diálogo com as entidades representativas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário