15/09/2012

Pleno do TJES vai dar palavra final sobre disputa por controle do Porto de Peiú

Assembleia marcada para esta sexta-feira (14) foi suspensa até o julgamento do mérito
Por Nerter Samora
O Pleno do Tribunal de Justiça do Estado (TJES) vai dar a palavra final sobre a disputa judicial milionária pelo controle do Porto de Peiú, em Vila Velha. No final da tarde dessa quinta-feira (13), o desembargador Ney Batista Coutinho suspendeu os efeitos de uma liminar que restabelecia o direito a voto dos empresários Pedro e Adriano MarianoScopel. O mérito do caso será analisado pela corte máxima do Judiciário capixaba. 

Por conta de decisão, a direção da Peiú – Sociedade de Propósito Específico (subsidiária integral da Trufa S/A) suspendeu, até o final do julgamento, a realização da assembleia de acionistas que vai definir o futuro da companhia. Entre os pontos de pauta seria deliberada a destituição de qualquer membro da atual direção ligada à família Scopel e a contratação de uma auditoria para desvios milionários na gestão do porto. 

Do outro lado da disputa está o empresário Otto Netto Andrade, que denuncia irregularidades e fraudes na atual administração – comandada por Fabiana Scopel Tramontana, filha de Pedro Scopel. A eleição da atual presidente dos conselhos de administração de Peiú e da Trufa S/A é uma das principais causas da disputa que se arrasta na Justiça por mais de seis anos. 

Para Otto Andrade, a decisão de remeter a decisão para o Tribunal Pleno era a mais indicada. “Não será apenas um julgador, mas todos os desembargadores vão se manifestar sobre o processo”, analisou. O empresário explicou que a manutenção da liminar ameaça qualquer deliberação na assembleia, uma vez que os dois lados têm o mesmo número de ações na empresa. 

“Não havia sentido em manter a realização da assembleia. Além da discussão voltar à estaca zero, como há seis anos atrás. Seria um desgaste desnecessário para os dois lados”, comentou o empresário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem do Autor

Visualizações

Recomende o meu blog - Dag