A partir da próxima semana os eleitores capixabas poderão pegar nos cartórios eleitorais do Estado ou na portaria da sede do Tribunal Regional Eleitoral, na Praia do Suá, em Vitória, a chamada cola de votação. É um material produzido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), distribuído gratuitamente, onde o eleitor poderá anotar o número do candidato a vereador e também do candidato a prefeito em que irá votar.
A cola de votação é de extrema utilidade e facilita a votação eletrônica. Basta o eleitor digitar na urna eletrônica os números anotados e conferidos anteriormente dos candidatos escolhidos. Com a cola na mão é muito mais fácil para o eleitor lembrar os números de quem escolheu para votar.
Mas o eleitor também pode baixar a cola de votação pela internet. É só entrar no link: http://www.justicaeleitoral.jus.br/arquivos/tse-cartaz-cola-na-votacao e imprimir.
JUSTIFICATIVA DO VOTO
O TRE solicita atenção dos eleitores que não estarão no seu domicílio eleitoral no dia sete de outubro, data do primeiro turno das eleições municipais deste ano. É preciso justificar o voto, para não ficarem em débito com a Justiça Eleitoral.
Para fazer a justificativa é necessário preencher um requerimento fornecido pela Justiça Eleitoral, nos cartórios eleitorais, e entregar esse documento em qualquer seção eleitoral do país, no dia da eleição. Esse requerimento também pode ser baixado da página do TSE. O passo-a-passo é o seguinte:www.tse.jus.br, ao lado esquerdo da página há “Serviço ao Eleitor” e logo abaixo o link “Justificativa Eleitoral”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário