15/09/2012

Tadeu Marino volta a defender a descentralização da saúde em artigo

O secretário ressaltou que a atenção básica nos municípios pode desonerar os hospitais do Estado
Por Lívia Francez
O secretário de Estado da Saúde, José Tadeu Marino, voltou a salientar a necessidade de descentralização do atendimento na saúde e da atenção primária nos municípios. Em artigo publicado nesta sexta-feira (14) no jornal A Gazeta, o secretário ressaltou a importância do atendimento básico da saúde, que é prestado nos municípios e pode reduzir em 80% os problemas de saúde, além de desonerar os hospitais do Estado. 

No artigo, o gestor lembrou que o Estado investiu R$ 75 milhões na compra de leitos da rede privada em 2011 e deve aumentar o número de leitos comprados neste ano. Além disso, o secretário pontuou que o Estado abriu 155 leitos em hospitais da rede própria e em filantrópicos desde 2011. 
Na ocasião da audiência pública, ocorrida em 31 de agosto, que discutiu os desafios para a saúde pública do Estado, o secretário disse que é necessária a descentralização do atendimento à saúde, para que os moradores do interior do Estado não precisem se deslocar à Grande Vitória em busca de atendimento médico e internações.
Ele lembrou que no ano passado foram abertos dez leitos em Guaçuí, no sul do Estado, e outros 26 em Barra de São Francisco, na região noroeste. Além disso, o secretário acrescenta que foram ampliados os leitos em hospitais filantrópicos como a Santa Casa de Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado.
Neste artigo, o secretário lembrou da responsabilidade dos municípios, que é prestar a atenção básica à saúde, podendo resolver até 80% dos problemas de saúde. Por isso, pontuou que a construção dos hospitais não é a solução, e sim a prevenção aos problemas de saúde nos próprios municípios.
Tadeu Marino lembrou, ainda, que o governo do Estado financia 73 Unidades Saúde da Família (USF) em 47 municípios do Estado.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem do Autor

Visualizações

Recomende o meu blog - Dag